Boas-vindas

Caro visitante,
A proposta do Blog da Governança é estimular o livre debate em torno de tópicos atuais relacionados com o tema Governança Corporativa.
Fiel ao compromisso com a transparência, o espaço pretende também funcionar como um fórum de estímulo ao ativismo societário (ou ativismo participativo), com foco na regulação para as empresas de capital aberto.

16 de setembro de 2011

Conferência Anual do ICGN: novidades, direto de Paris.

A Conferência Anual do ICGN aconteceu entre os dias 12 e 14, e graças à conectividade de torpedeiro do nosso amigo Herbert Steinberg (ativista e autor do livro “Conselhos que perpetuam empresas”, entre tantos outros) posso compartilhar as impressões gerais do encontro. Para quem não conhece, o International Corporate Governance Network (ICGN – em www.icgn.org) é uma organização que congrega mais de 500 ativistas em GC, de mais de 50 diferentes nacionalidades, com atuação na administração de recursos da ordem de US$ 18 trilhões (CalPERS,CalSTRS, Ontario Teachers' PensionPlan, Hermes, etc.). Eis as principais notícias (espero ter sido fiel no relato indireto):
§  Tópicos mais discutidos: riscos, conflitos de interesse, avaliação de conselhos de administração e crise nos EUA; 
§  Ponto alto: discurso do ativista norte-americano BOB MONKS. Aplaudido 15 minutos de pé! Fez crítica assertiva e dura sobre conflito de interesse e baixo ativismo/conivência dos investidores em não exigir/forçar governança corporativa nas empresas investidas, influenciando-as a mudar comportamento: não basta o complyorexplain;
§  Outro ponto abordado por Monks foi o alinhamento de interesses de quem tem crédito e/ou ações: debtholders e shareholders tem o mesmo interesse; 
§  Pontuou também que o conflito de interesse é o "CANCER" da governança corporativa e que 48% dos investidores tem ativismo focado no curto prazo, destruindo valor;
§  Também destaque para o uso de mídias sociais por shareholders, executivos e conselheiros;
§  Delegação brasileira (como sempre) muito pequena (sou réu-confesso – só participei de 3 encontros até hoje);
§  O ICGN Awards saiu para o Prof. Stephen Davis, co-fundador do ICGN e conhecido por aqui por seu livro “Os novos capitalistas: a influência dos investidores-cidadãos nas decisões das empresas“ (co-autoria com David Pitt-Watson e Jon Lukomnik). O livro foi lançado no Brasil por iniciativa da Previ;
§  Reeleição da nossa amiga Sandra Guerra para o board do ICGN (Viva!!! É a única representante da América Latina);
§  Eleição do Herbert para dois importantes comitês: remuneração e business ethics (já provoquei o amigo perguntando se eles irão debater casos como o da empresa francesa que vende alimentos vencidos naVila Guilherme/SP, do maior fabricante mundial de bebida destilada que assinou um termo de compromisso com a SEC ao ser flagrada pagando propina em vários países da Ásia e da elegante loja de roupas que contratafornecedores que empregammão de obra escrava no Brasil – todas empresas de capital aberto em seus nobres países de origem).

Não pensem que acabou.... Podem ir reservando a agenda (possivelmente na 1ª quinzena de setembro/2012), pois está confirmado que a próxima conferência acontecerá na Cidade Maravilhosa!!! Assim que a data for confirmada eu compartilho com vocês.

Abraços a todos e um bom final de semana,
Renato Chaves

Um comentário:

  1. Está confirmado: a próxima Conferência será nos dias 25, 26 e 27 de junho, no hotel Sofitel, Rio de Janeiro.

    Abraços a todos,
    Renato Chaves

    ResponderExcluir

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.