Quero saber o que estão fazendo com o meu dinheiro: a lição da Dna. Annita e da Natura.

A Natura repetiu a dose de bom senso, convidando seus acionistas para um encontro “cara a cara” com o CEO e os co-presidentes do conselho de administração.

Com uma singela afirmação – quero saber o que estão fazendo com o meu dinheiro – uma acionista minoritária da Natura traduziu em poucas palavras o que todo investidor deve pensar, mas não tem a oportunidade de falar para o CEO da empresa onde investe. E os desdobramentos do evento, relatados na matéria “Questionada por acionistas, Natura revela estratégias” (publicada em 11/04/2011 no jornal Valor Econômico), nos revelam o quanto o conjunto de acionistas ganha quando essa interação acontece.

A oportunidade oferecida pela Natura, ainda que o encontro com os administradores tenha ocorrido em evento apartado da assembleia, reforça a tese de que os investidores, quando incentivados a interagir com os executivos, comparecem e adotam uma postura construtiva - o que chamo de ativismo participativo. E se tornam propagadores gratuitos da ação; afinal, qual o brasileiro que não gosta de compartilhar com os amigos as ótimas férias em Itacaré, que saiu com uma menina bonita (ou rapaz), que o filho foi campeão no torneio de tênis.... e que fez um bom investimento.

Não é à toa que o exemplo já começa a ser seguido, conforme matéria do jornal Valor do dia 30/3: “SulAmérica tenta atrair acionistas para assembleia”. E é sempre bom lembrar o exemplo das freiras na assembleia da GE de 2000, relatado no livro “Os novos capitalistas” e já comentado aqui no Blog (postagem do dia 23/1/2011 – Quando uma assembleia ajuda a criar um novo negócio... O caso da GE).

E aí, o CEO da empresa onde você é conselheiro ou investe vai aparecer na assembleia? Ou vai continuar sentado em seu escritório, no conforto de sua cadeira Aeron Chair de última geração, limitado a participar de áudio-conferências com analistas?

Comentários

  1. Meu Caro Renato Chaves,
    Parabéns pela apresentação no Fórum do IBGC sobre a relação do Conselheiros com os Acionistas.
    VAle ressaltar:
    Conselheiro Laranja X Conselheiro Banana.
    Pacifismo exarcerbado (busca infinita de consenso)
    Low Profile Plus+

    ABS
    @govercorp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caro visitante, apesar da ferramenta de postagem permitir o perfil "comentário anônimo", o ideal é que seja feita a identificação pelo menos com o 1º nome. A postagem não é automática, pois é feita uma avaliação para evitar spams. Agradeço desde já a sua compreensão.

Postagens mais visitadas